ÔNIBUS HACKER: A Luz no Fim do Túnel

Todos os dias, ficamos frente-a-frente com a nossa realidade. Desde a hora em que acordamos até a hora em que vamos dormir de novo, a realidade na qual estamos submersos é atirada em nossas faces sem nenhuma piedade. Dos nossos sofás, gritamos por mudanças. Sim, eu disse dos nossos sofás. É como dizem, “sem ação não há reação” e, por mais que estejamos descontentes com todos os problemas que encaramos, ficar no sofá não vai mudar o que está errado na nossa realidade. Dentro do que queremos abordar, entendemos realidade como tudo que cabe em nosso âmbito social, político, econômico, cultural, etc. Nós, os que ficamos sentados no conforto do nosso sofá, não nos movemos para construir mas mudanças mas, felizmente, existem pessoas que sim.

Vagando pelo site “Catarse” – uma das maiores plataformas de financiamento coletivo -, encontramos um projeto que nos chamou bastante atenção. Chamou atenção não só pelo fato de trabalhar com técnicas extremamente modernas e tecnológicas mas sim pelo objetivo que é proposto através dele. Antes de discutirmos e relacionarmos o projeto com outros temas, conheçam um pouco mais sobre o “Ônibus Hacker”.

 

“A invasão hacker é isso, vamos chegar e tomar a cidade de assalto (…) Invasão total e absoluta porque isso tem a ver com empoderamento das pessoas. Quando as pessoas sacam que elas são capazes de fazer e que  não precisam pedir permissão pra ninguém, isso é um avanço que o ônibus hacker quer trazer.”

 

 

O Ônibus Hacker é um laboratório sobre quatro rodas no qual hackers de toda sorte embarcam por um desejo comum: ocupar cidades brasileiras com ações políticas. Por política, entendemos toda apropriação tecnológica, toda gambiarra, todo questionamento e exercício de direitos. Por ação, entendemos a prática, o faça você mesmo uma antena de rádio, um projeto de lei, uma escola, etc. Sendo assim, podemos dizer que o projeto “Ônibus Hacker” é tudo que a sociedade precisa mas que ninguém nunca teve a coragem (ou acreditou que seria possível) de fazer. Através de invasões, esses crânios da tecnologia buscam transformar a sociedade. Veja um pouco mais sobre essas invasões AQUI.

6452989055_d26d8fe04e

Festival CulturaDigital.Br

Primeiramente, como já discutimos no nosso blog na postagem “Ação dos Hackers“, achamos importante desmitificar a ideia criada sobre o conceito da palavra Hacker. No seu conceito geral, hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, mas não com o intuito de causar danos (diferente dos crackers). No caso dos responsáveis pelo projeto, busca-se dar um auxílio aos municípios com oficinas de criação de softwares livres, audiovisual, etc. Sendo assim, os hackers do “Ônibus Hacker” trabalham em prol de uma melhora no espaço na qual eles fazem a “invasão”, impactando e trazendo mudanças favoráveis para aquele espaço.

graficoBusao.png-g3816-4294966846-300x235

Esse é o grande ponto do projeto e que, para nós, é algo que impulsiona a prática de ações para que possamos mudar a situação da nossa realidade. Se acreditamos que existe algo ruim, vamos tomar essas pessoas de exemplo e ensinar para a população o que nós sabemos. Vamos discutir sobre os problemas em grupo, vamos às ruas, vamos utilizar de toda essa tecnologia para criar algo bom, para provocar mudanças, para impactar a sociedade. Porque não? Felizmente, o projeto escrito no Catarse conseguiu êxito e arrecadou a quantia necessária para sua realização. O projeto enviado para a plataforma pode ser acessado AQUI.

É muito importante ver como a tecnologia se relaciona com diversos campos da nossa vida e, desta forma, é capaz de dar ferramentas para criação de métodos criativos e eficazes de mudança, transição, melhorias. Incrível como podemos desconstruir ideias de coisas que pensávamos ser uma coisa mas, na verdade, é outra. Quem um dia pensaria que um hacker causaria transformações se melhoras em municípios em âmbito político, social e econômico? Quem um dia pensaria que toda essa evolução da tecnologia e todo esse processo de modernização seria capaz de mudar o mundo de vez? São exemplos como esse que fazem nós, expectadores do conforto do sofá, colocar a mão na cabeça e refletir um pouco sobre a nossa atuação como indivíduos da sociedade e pensar também que a tecnologia vai além das redes sociais e suas críticas no facebook.

Sim, nós acreditamos que simples gestos e atitudes inovadoras podem mudar o mundo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s